quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vestido crochet 3 tons

Fui convidada para ir um casamento por estes dias. Diga-se que costumo arranjar para estas ocasiões peças que depois possa usar no dia-a-dia, naqueles alturas que me apetece andar mais arranjadinha, mas nada que pareça em demasia ou deslocado. Para encontrar o equilíbrio festa/dia-a-dia evito os materiais brilhantes e os modelos muito formais. Normalmente encomendo à dona Lurdes um vestido, mas nos últimos tempos tenho me aventurado a fazer os vestidos em crochet.

Mais uma expedição aos meus arquivos e depois de muita deliberação, ficou decidido ao mais alto nível que seria era o modelo eleito. Um vestido tomara-que-caia, como dizem os brasileiros! Eu vou desejar que tomara que não caia... pelo menos durante a cerimónia, senão parece mal! hehehe


para mais tarde recordar

material
agulha crochet 3 mm e 2 mm (remate do topo)
fio às meadas do mercado: rosa (250gr), uva (75gr.), bege (75gr.) - peso estimado

receita
Fiz o vestido em circular (na parte do ponto fantasia, mudei de direcção sempre que chegava ao final da carreira).
Comecei com 200 pts cadeia, fechei o círculo e segui em pts altos 15 carreiras. Nas 4 carreiras seguintes eliminei 8 pts por carreira (fiquei com 168 pts). Segui mais 3 carreiras a direito.
Passei para o ponto fantasia, como ficava com um número ímpar de leques, redistribuí o ponto fantasia de modo a acrescentar mais um (total 22 leques).
À medida que ia fazendo, ia vestindo e decidindo os aumentos para dar roda ao vestido. Inventei a maneira de fazer os aumentos porque o esquema só mostrava como fazer o ponto fantasia a direito. No alinhamento que queria fazer o aumento, em vez de fazer o leque com 2 pts altos, 5 pts cadeia, 2 pts altos; fiz 2 pts altos, 4 pts cadeia, 2 pts altos, 4 pts cadeia, 2 pts altos e na carreira seguinte de leques, fiz um leque completo alinhado com o centro dos 2 pts altos centrais
No original, o vestido faz uma linha A, com aumentos regulares. Eu decidi fazer justo ao corpo e só abrir um bocadinho depois de passar a linha das ancas. Mas a verdade é que o que funciona para a minha figura, não funciona para todas. Cada corpo obrigará a uma escala personalizada.
Para mim, comecei por fazer os aumentos alinhados com as laterais, mas acabei alternar também com 2 linhas centrais frente + 2 costas. Escala: [(0)x2, aumentos laterais]x3, (0)x2,  [aumentos centrais, (0)x1, aumentos laterais, (0)x1]x2, (0)x1, aumentos centrais. Isto é, +22 leques, o que dá uma total de 44 leques. Depois segui a direito + 21carreiras de leques. Na última carreira de leques em vez de fazer os 5 pts cadeia no centro de cada leque, só fiz 3, de modo a fechar um bocado e já servir como remate.
Rematei o topo com uma carreira de ponto baixo e uma de caranguejo com agulha 2mm.
Quanto ao forro fiquei hesitante entre bege para o qual já tinha o material ou um tom escuro (uva ou parente) que toda a gente a quem fui mostrando o trabalho em curso achava que ficaria melhor. Tentei arranjá-lo no mercado, mas não encontrei nada que funcionasse, por isso, segui em frente com o bege.

Podem encontrar o esquema para o ponto fantasia e a receita original aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...