quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Camisola decote redondo com barra vertical de folhas

Decidi começar o ano com uma camisola nova para mim... acho que também mereço um "bombom"!

Na PHILDAR 460, saiu este modelo de camisola que achei muito bonita e simples.
Quer dizer, pensei logo em retirar as lantejoulas da equação, porque normalmente sou de poucos brilhos e berloques.
Mas gostei bastante do serpentear das folhas tronco acima...

Já estava na lista de probabilidades há muito tempo, ei-la finalmente!

Decidi fazê-la mais comprida, tanto no corpo, como nas mangas.

A foto não faz jus à cor que não é tão laranja como parece... e que dizem da bela da modelo? hehehe
Lá está, se eu não gostar de mim quem gostará?!


para mais tarde recordar...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mais uma "Eleonor cowl"


Esta vai para uma colega que se anda a iniciar nestas lides do tricot e merece os parabéns, já que, ainda não desistiu apesar da professora que arranjou... eu!
Ela falou-me de uma gola que viu numa montra e que era assim e assado e isto e aquilo... basicamente não percebi grande coisa! :P

E como este fim-de-semana estava em fase de acabamentos dos trabalhos em curso, precisava de um projecto novo que não precisasse de grande preparação. Já tinha feito este modelo noutros fios e, por isso, já tinha ideia de tipo de fio e agulhas a utilizar.
Assim era só seguir o esquema, quer dizer "só" é relativo, este esquema não é dos mais fáceis de seguir, mas como houve corte de luz quase todo o fim-de-semana, acabei por aproveitar as horas de luz e sem a distracção da televisão, até me enganei muito pouco!


para mais tarde recordar...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Tutorial "ponto" Concharinha

Há uns tempos atrás coloquei aqui um casaco que fiz para a sobrinha que tinha apontamentos em "ponto" concharinha (link para o post aqui). E coloco ponto entre aspas, porque na realidade não é um ponto de tricot. Primeiro faz-se a peça e depois simplesmente unem-se malhas aqui e acolá numa ordem determinada. 
Nos meus passeios na internet encontrei estas imagens que ilustram como se faz.
Existem 2 versões: concharinha em base de meia e em base de liga.
Para a concharinha em base de meia o trabalho é feito todo em meia pelo direito. Primeiro, para facilitar, usando um fio auxiliar, marcam-se as malhas com 3 malhas e 3 carreiras de intervalo. Depois unem-se 2 a 2 essas malhas alternadas carreira a carreira.
concharinha base meia
Para a concharinha em base de liga o trabalho é feito em canelado 1/3, isto é 3 malhas de liga por 1 de meia. Aqui, as colunas das malhas a serem unidas já estão bem definidas, por isso não é tão importante fazer a marcação, só se tem de ter atenção à carreira. Assim, tal como na concharinha em base de meia, unem-se 2 a 2 essas malhas alternadas carreira a carreira, com 3 carreiras de intervalo.
concharinha base liga
PS. Já adicionei esta explicação ao glossário tricot (acesso pela barra lateral).

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Gola em crochet



Quando andava à procura de restos de fios para fazer o pullover do sobrinho encontrei uns novelos de angorá azul escuro. Já nem me lembro de que trabalho sobrou.
Não é o mesmo tinto do que usei na camisola que me encomendaram este Natal, mas com o barulho das luzes pensei que ninguém iria reparar se juntasse mais um novelito!
Et voilá! Ó pra ela fresca e fofa!

para mais tarde recordar...

material
fio Angorá/Brancal 65 gr. azul escuro
agulha 4mm


receita
Segui o esquema original (menos 1 repetição), mas fiz 1,40 cm de comprimento porque queria que desse 2 voltas ao pescoço.

Podem encontrar as explicações originais aqui.



domingo, 13 de janeiro de 2013

Pullover às riscas



Pois cá está mais uma encomenda completada! Esta vai para um menino de 9 anos, espero que ele goste.
O modelo é da Phildar 39, escolhido pelo pai da criança, que o viu quando eu andava à procura de modelos para mostrar a quem me encomendou a camisola cinza com os punhos e colarinhos em azul escuro. Ele gostou bastante e pediu que a fizesse pro miúdo!
Depois de terminado a minha dúvida é se passa na cabeça do puto... vamos a ver se não tenho de mexer!
para mais tarde recordar...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

"Pretty Floral Bag" modificada


Ó pra minha mala nova! 
Anunciada há mais de ano como projecto em curso! :D 
A parte do tricot estava pronta, mas faltava aplicar o forro.
Tirei inspiração do modelo "Pretty Floral Bag"  encontrado no Easy Knitted Accessories: Fashionable Projects for the Novice Knitter por Jeanette A. Trotman. 
As principais alterações introduzidas foram ao nível do fecho e da alça e das dimensões.
Eu queria uma mala maior que o indicado no modelo e como não podia alterar o número de malhas sem alterar o desenho, aumentei a grossura do fio.
Já quanto à alça da mala, eu por padrão acabo por usar as malas mais a tiracolo do que ao ombro. Assim optei por uma única alça de extremidade a extremidade com um sistema de casas e botões de modo a poder ajustar de mala a tiracolo para mala de ombro, se o desejar. E fi-la a toda à volta da mala de modo a dar mais profundidade.
O método de fecho do modelo com os dois cordões a dar o laço é muito giro, mas pouco prático. Desastrada como sou, o mais provável era virar a mala e metade do conteúdo sair disparado... um fecho eclair acaba por ser a melhor solução. 
As missangas fui roubá-las ao stock da minha sobrinha linda, que não se importou de ceder umas quantas para a mala da tia!
O forro foi a Dona Lurdes, a mestra costureira de serviço que o fez, a partir de um retalho de ganga fina que lá tinha por casa. E querida como é ainda me acrescentou um bolso interior com fecho eclair!




para mais tarde recordar...
É por estas e por outras que normalmente coloco aqui estas informações... é que passado um tempo já não me lembro muito bem! Por isso, não garanto a 100% a exactidão do que segue :P!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Pullover sem mangas



















Andava eu à procura de exemplos de modelos de camisolas com decote em bico para apresentar à cliente que me encomendou a camisola azul e cinza e deparei-me com este modelo da Phildar 56 (modelo 2). Achei-o engraçado e coloquei-o na minha lista de possibilidades prováveis, já que, tenho dois sobrinhos lindos e como é composto por riscas e afins, daria para aproveitar restos de fio de outros trabalhos.

Acabei por o fazer mais cedo do que pensava... Sobrou um bocadinho de fio da camisola que fiz para o meu irmão, que dava para a cor base do pullover e depois foi procurar nas sobras deste e daquele trabalho à procura de mais 4 cores que combinassem.
Olhando para a quantidade de fio que tinha, acabei por optar por fazer a peça para o sobrinho mais novo, para por uma vez não estar a trabalhar na corda bamba, sem saber se o fio ia ser suficiente ou não! É claro que sobrou fio, com sorte daria para fazer para o mais velho...
Podem ver pelas fotos que a vergonha era alguma e o modelo não estava nos seus dias, mas digam lá se o catraio não está um jeitoso?!



para mais tarde recordar...

Nova área do blogue: Dicas..


Quando uma colega de trabalho tentou fazer um gorro que eu tinha feito e colocado aqui no blogue, senti que ela tinha alguma dificuldade em entender o vocabulário que eu uso para as minhas "receitas". 
Eu uso os termos que a minha "mestra" usou e ainda usa para me ensinar a arte e esses não são necessariamente os usados pelo resto das pessoas. 
Assim decidi criar um glossário para o "pontos e apontamentos". Acrescentei, quando sabia, os termos em francês e inglês, porque acabo por ir buscar muitas receitas a revistas nessas línguas. 
Depois de fazer o primeiro rascunho para o glossário de tricot e para o de crochet, ocorreu-me que muitos dos modelos que uso são retirados de revistas japonesas. Nestas é usada muita simbologia (senão não chegava lá de certeza) e há uns tempos encontrei uma publicação em inglês que explicava muitos dos símbolos usados, assim fiz uma tradução livre e também inclui alguns dos pontos chave para a compreensão desses gráficos.
Sempre que tiver oportunidade e material irei acrescentar mais informação, talvez alguns tutorias ou assim. Se tiverem algum disco pedido, façam o favor de informar :D

Em conclusão, inauguro a uma nova secção do "pontos e apontamentos", Dicas... que podem ser encontradas na barra lateral do blogue para um acesso mais rápido!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...