quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Estrela da Manha ou Vénus para os amigos




Mais um mimo inspirado pela DROPS design, o modelo 167-4 Morning Star.

Quando vi o fio, penso que foi correspondência imediata a este modelo, penso que principalmente pela cor. A espessura é que não bem a mesma, como se pode apreciar pela escala da "estrela" na camisola. Mas o resultado final parece-me muito bem!

Além das alterações habituais para adaptar o modelo ao fio, também fiz as seguintes alterações:

  1. para as costuras laterais, usei o método das 3 agulhas - mais elástico e praticamente invisível;
  2. mangas topdown, arrancando das malhas dos painéis centrais e com agulhas DP de modo a eliminar as costuras.


para mais tarde recordar...


tamanho XL

material
630 gr. fio meadas mercado tipo Astro/Brancal grosso
agulhas DP 5 mm (pequenas e grandes)
agulhas DP 4 mm (pequenas e grandes)
agulhas circulares 5 mm (grandes e muito grandes)

receita
Notas: As costas e a frente tricotam-se em 2 partes a partir do meio num quadrado. Tricotam-se primeiro em redondo, depois, em idas e voltas. Montar e tricotar primeiro em redondo nas agulhas de dupla ponta, depois passa-se para as agulhas circular quando necessário. Terminar com as mangas a apanhar as malhas da lateral do corpo e seguir até aos punhos.

costas
Montar 8 malhas e distribuí-las por 4 agulhas de dupla ponta (= 2 malhas em cada agulha). Tricotar A.1 (= 8 vezes A.1 em largura). Quando as 21 primeiras carreiras de A.1 tiverem sido tricotadas, desviar o princípio da carreira 1 malha para a esquerda, primeiro, a cada 2 carreiras, depois, a cada 4 carreiras – ou seja, o princípio da carreira é sempre antes da 1.ª laçada no diagrama para que seja menos visível. O princípio das carreiras no fim do diagrama será a meio do 1.º motivo A.1.
Quando A.1 tiver sido tricotado 1 vez em altura, temos 176 malhas.
Tricotar a 1.ª carreira de A.2 em todas as malhas – ter atenção para que as laçadas estejam directamente por cima das de A.1 e, na carreira seguinte, tricotar as laçadas torcidas em liga (= na alça de trás e não na alça da frente) no 1.º, 3.º, 5.º e 7.º motivos (para evitar buracos), mas tricotá-las em liga nos outros motivos (para criar ajours) = 192 malhas.
Continuar, então, seguindo A.3 por cima do 2.º, 4.º, 6.º e 8.º motivo de A.2, e tricotar em mousse por cima dos 4 outros motivos. Assim, aumenta-se 8 malhas a cada 2 carreiras como indicado em A.3.
Segue-se até ficarem 96 × 4 arestas = 384 malhas. Ficam as malhas de prumo de cima para as laterais e as baixo para a base. Assim temos: laterais com 96 malhas cada, base 97 malhas e topo com 95 malhas.
Faz-se o decote e os ombros.
escala de mates decote: 15/16, 2, 1
escala de mates ombro: (7)×3, 8
Colocar as malhas das laterais em espera num fio auxiliar.
Seguir com as malhas da base mais 16 nós a direito em mousse.

frente
Montar e tricotar como se fez para as costas até ficar com 80 × 4 arestas = 320 malhas.
Seguir em idas e voltas fazendo o decote até altura do ombro. Fazer o ombro.
escala de mates decote (8 nós antes do ombro): 5, 4, 3, 2, (1)×4
escala de mates ombro: (7)×3, 8
Colocar as malhas das laterais em espera num fio auxiliar.
Seguir com as malhas da base mais 16 nós a direito em mousse.

mangas
Fechar as costuras laterais com o método das 3 agulhas (faz-se uma malha da frente juntamente com uma das costas, em liga, pelo avesso; faz-se mais um par e passa-se pelo meio da anterior), até ficarem 39 malhas em cada uma das partes (38 + a malha da aresta). Seguir em meia fazendo as malhas de aresta juntas (menos 1 malha). Ficam 38 (frente) + 1 (aresta) + 38 (costas) + 1 (que ficou da costura) = 78 malhas.
Seguir em meia 6 nós a direito e depois com mates (1 malha central com 1 mate de cada lado) com 3 nós de intervalo até 54 malhas - (2)×12 mates - 50 nós.
Trocar para agulhas 4 mm e seguir 14 nós em mousse.

colarinho
Montar as malhas à volta do decote com as agulhas 4 mm. Tricotar 3 nós em mousse. Rematar com My Favourite Stretchy Bind Off (rematar em meio no loop de trás).

acabamento
Fazer a costura dos ombros.

Podem encontrar as explicações originais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...