domingo, 2 de abril de 2017

# 21 Pulli by Lana Grossa


A história deste projecto não começa muito bem... Uma sra. contactou-me através de um grupo de tricot que pertenço no facebook a perguntar-me se conseguia fazer um casaco que ela tinha só a imagem. Olhei para o modelo, reconheci e disse que sim. Depois de conversas para trás e para diante, comprei o fio, com o ok dela. Quando tentei falar com ela para obter as medidas finais deixei de conseguir falar com ela, passou a não disponível. Ora, tinha um fio preto muito grosso nas mãos, dois atributos que normalmente não assistem aos fios que uso e um bocadito de irritação com a a tal da "sra." à mistura.
Para o salvamento vieram as minhas amigas 😍! Começaram logo a surgir ideias de projectos, uma delas em concreto disse logo, fazes uma camisola para mim!
Ela deu-me umas indicações para o que queria e depois de saltarmos entre algumas ideias ficamos pelo # 21 Pulli by Lana Grossa, do qual só tinha a imagem e, por isso, a camisola foi feita assim a olhómetro 😎!
Começámos com uma situação que me tirou alguma fé na honestidade dos outros, que passou a mais uma prova que os amigos são para as ocasiões!

para mais tarde recordar...

material
1.025 kg. (11 novelos) Veleta/Caricia #585 preto
agulhas DP 8 e 10 mm
agulhas circulares 8 e 10 mm
agulha de crochet 8 mm

receita

mangas
Com agulhas DP 8 mm, montar 24 malhas e fazer 1 carreira em liga.
Unir tendo o cuidado de não torcer e seguir 5 nós em meia e fazer 1 carreira em liga.
Trocar para agulhas DP 10 mm e seguir em meia com aumentos (com laçadas uma malha depois do início da carreira e uma malha antes do fim da carreira) com 2 nós de intervalo (5 carreiras), até 34 malhas / 31 carreiras meia. Colocar em espera.

corpo
Com agulhas 8 mm, montar 108 malhas e fazer 1 carreira em liga.
Unir tendo o cuidado de não torcer e seguir 5 nós em meia e fazer 1 carreira em liga.
Trocar para agulhas 10 mm e seguir em meia com aumentos (laçadas) nó sim, nó não (3 carreiras de intervalo), de cada lado das 12 malhas centrais (frente e costas). Durante as primeiras 3 sequências de aumentos fazer igualmente mates alinhados nas laterais, de modo a que a peça siga a direito um bocado. Seguir depois sem mates um total de 39 carreiras acima da carreira de liga e com 10 sequências de aumentos - mais 7×4 malhas = 136 malhas. Separar frentes e costas.

costas = frente
Seguir com 68 malhas (metade das malhas) com os aumentos como antes, 23 carreiras até ficar 34+12+34 malhas. Ficam paradas as 12 malhas centrais (decote). Trabalhar cada um dos ombros, com os mates em vez de remate, com voltas curtas,
escala mates ombro: (7)×4, 6
Cerzir os ombros, tendo o cuidado de apanhar wraps das voltas curtas nas 2 passagens do fio.

decote
Com agulhas 8 mm, montar/fazer as malhas à volta do decote =50 malhas. Fazer uma carreira em liga, 5 em meia e mais uma em liga. Rematar solto, fazendo 2 malhas juntas no loop de trás.

Como a base do corpo estava a enrolar, acrescentei 1 carreira de ponto baixo com laçada para minimizar o efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...