sexta-feira, 30 de junho de 2017

Vestido meio-meio - ed. Continuous Crochet

Mais um vestido meio-meio, desta vez a pedido da minha mãe. Ela tratou da costura e eu do crochet.
A inspiração foi o granny square fabric dress de Mon Petit Violon, do qual podem encontrar as explicações gratuitas no Ravelry (link aqui).
Modificações:
  1. squares usados escolhidos dos Continuous Crochet Motifs 
  2. cava arredondada em vez de corte a direito
  3. com decote redondo em vez de barco
  4. aberto nas costas e com leques, a lembrar o padrão dos squares, para fazer as casas em vez de abotoar nos ombros
para mais tarde recordar...

material
agulhas crochet 2.5 mm + 2 mm pt caranguejo
55 gr. meadas mercado (×1)
retalho de pano
5 botões

receita
 Tamanho: 6 anos

Seguir a  o esquema para fazer uma tira de 11 squares em largura / por 2 em altura. Nota: o ponto alto é o tirado por 2 vezes, ou seja, o que eu chamo de meio ponto alto.

Fazer uma carreira de arcos à volta dos squares, com *1 pt baixo no canto do square, 7 pts cadeia, 1 pt baixo a meio do square, 7 pts cadeia, repete desde *, com 3 pts baixos nos cantos da tira. Fazer uma carreira de meios pontos altos à volta da tiracom 7 pts em cada arco e com 5 pontos nos cantos da tira.

Colocar marcador a definir a divisão entre frentes e as 2 metades das costas, deixando um espaço correspondente ao cruzamento nas costas para as casas e botões que se acrescentará depois.
Seguir com meios pontos altos cada uma das partes fazendo 4 escalas de diminuições de 3 pontos juntos para as cavas


 Para as metades das costas, seguir a direito com 27 pts + 3 cadeia, mais 15 carreiras até completar 19 desde inicio da cava.

Para a frente, seguir a direito, com 63 pts + 3 cadeia mais 6 carreiras e depois fazer o decote deixando os 15 pontos centrais fazer 3 escalas de diminuições de 3 pontos juntos. Depois seguir a direito com 19 de cada lado, correspondentes ao ombro, mais 5 carreiras até completar 19 desde o início da cava.

Para os ombros fazer uma carreira dupla, ou seja, a fazer os pontos de um lado e do outro, nas costas e nas frente, como se fosse uma diminuição: 5 meios pontos, 4 pts baixos, 4 meios pts altos, 5 pts altos.

Rematar fazendo uma carreira de ponto baixo a toda a volta do trabalho (decote, meio das costas e base).
No intervalo das costas, nas 2 metades, fazer uma carreira de leques, pt baixo, *salta 3, no quarto 4 meios pontos altos, 3 cadeia, meio ponto do 1º pt cadeia, 4 meios pontos altos no mesmo ponto, salta 3, no quarto pt baixo, repetir desde *. No decote fazer pt caranguejo (com agulhas 2 mm).
Com agulhas 2 mm, fazer uma carreira de ponto baixo e outra de caranguejo à volta das cavas.

Aplicar a saia:
Fazer uma costura nas costas, deixando 3 a 4 cm no topo sem coser. Franzir ajustando à dimensão da base do crochet e aplicar.
Fazer a bainha à altura pretendida.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...